Informações educativas

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Fenômeno 'Zona de Convergência Intertropical' (ZCIT), causador do inverno, continua afastado, diz Funceme


As previsões da Funceme de pouca chuva no carnaval confirmaram-se, o que eleva a preocupação dos agricultores. Choveu em apenas 19 municípios nesta terça-feira (09/02). Já no domingo choveu em apenas 6 municípios e segunda, em 14.

Segundo Raul Fritz, meteorologista da Funceme, as poucas chuvas foram conseqüência do deslocamento do sistema atmosférico Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) que estava provocando chuvas no Ceará desde janeiro. Ele disse que o fenômeno se prolonga até a primeira quinzena de fevereiro.

A Funceme diz ainda, que o fenômeno Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continua afastada por conta do fenômeno El niño no Oceano Pacífico, que ainda está muito forte (quente) o que provoca correntes de convecção (ventos) afastando as nuvens do Ceará.

No mês de janeiro choveu 195,4 milímetros ou seja, 97,9 a mais, pois o esperado era 98,7 mm. Em fevereiro, o esperado é 118,6 mm e até terça-feira (09/02) choveu 32,9 mm ou seja, falta chover 72,3 mm.

Dia 20 deste mês a Funceme vai divulgar outro prognóstico do inverno, mas até agora, a previsão é de 65% abaixo da média.



Nenhum comentário: