Informações educativas

domingo, 29 de maio de 2016

Inverno 2016: confirmado 44% abaixo da média, diz Funceme


Faltam apenas dois dias para o término do mês de maio e da quadra chuvosa no Ceará, que é de fevereiro  a maio e portanto, os cálculos da Funceme foram confirmados ou seja, choveu 44% abaixo da média. A Funceme tinha anunciado que a possibilidade era de 65% das chuvas serem abaixo da média.

A média da quadra chuvosa do Ceará é cerca de 600 mm. Choveu apenas 334 mm ou seja, exatamente 44% a menos. Só neste mês de maio, que a média é de 90,6 mm foram observados apenas 53 mm. 

Assim a crise hídrica tende a partir de junho a aumentar, porque chega o período de calor e é onde o consumo de água aumenta exponencialmente. Os açudes estão apenas com 13% de sua capacidade e esta tende a reduzir drasticamente com a evaporação.

A boa notícia é que o fenômeno El niño está acabando e em 2017 as chuvas tendem a ser normais, com possibilidade de ser um bom inverno caso em janeiro seja confirmado o fenômeno La niña. O El niño é o responsável pelo aquecimento das águas do Pacífico o que tem impedido da Zona de Convergência Intertropical chegar ao nordeste e é ela que traz as chuvas. 

Nenhum comentário: