Informações educativas

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Croatá: palestra sobre planejamento e avaliação nesta quarta-feira (22/06) com Doutora da UFC no Espaço Cultural

Palestrante Profª Doutora pela UFC Bernadete de Sousa Porto

Aconteceu na noite desta quarta-feira (22/06) no Espaço Cultural de Croatá uma palestra cujo tema era "Planejamento e Avaliação" cuja palestrante foi a Doutora em Educação pela UFC  Bernadete de Sousa Porto, professora titular da UFC. 

O evento foi uma parceria entre o SESC de Ibiapina e a Secretaria de Educação de Croatá. A palestra iniciou-se lá pelas 19:30hs e estendeu-se até quase 10 da noite, onde a palestrante conseguiu envolver todo o público. 

Além dos profissionais da Educação, estiveram presentes ao evento, autoridades municipais como o Secretário de Obras Domingos Onofre; o Secretário de Saúde Plawtiney; a Secretária de Educação Profª Mocinha;  A Vereadora Libânia Marques (PMDB); o Vereador Aragão (PTB); a vereadora Ziucleide (PSB); a Vereadora Eunice Magalhães (PMDB) e o Prefeito Antônio Onofre (PMDB).

Secretária de Educação de Croatá Profª Mocinha
 A Secretária de Educação de Croatá logo no início agradeceu a presença dos profissionais da Educação e disse que o evento era uma oportunidade para que todos pudessem refletir sobre a temática e assim, construir referências para o aprimoramento de sua prática em sala de aula. 


Público formado por profissionais da Educação de Croatá

Representante do SESC de Ibiapina

Prefeito de Croatá Antônio Onofre (PMDB)
O Prefeito de Croatá Antônio Onofre (PMDB) em suas palavras reconheceu a importância da ação dos profissionais da Educação na formação de cidadãos e disse que a educação do município está crescendo graças ao trabalho focado dos professores, embora que os novos tempos sejam marcados por fatores complexos no que se refere ao comportamento de alguns alunos em sala de aula, fato que dificulta a ação educativa.

Palestrante Profª Doutora pela UFC Bernadete de Sousa Porto

A Dra. Bernadete em suas falas disse que a educação escolar é um reflexo da sociedade, exemplificando que se esta for violenta, a tendência dos alunos também é de ser, o que demanda de ações efetivas por parte dos professores.

Disse que é preciso repensar a escola, porque antes a pessoa obtinha instrução apenas neste espaço, hoje através de um celular pode-se acessar qualquer conhecimento. Disse que é preciso que a escola saiba lidar com esta tecnologia e não, refutá-la como tem acontecido em função das proibições impostas.

Ela lembrou que os problemas de indisciplina decorrem muitas vezes da dificuldade do professor em lidar com o público que ensina. É preciso, disse a doutora, que o professor e alunos celebrem um contrato didático, ou seja, que o docente reconheça as múltiplas facetas que envolve a formação de um jovem e o objetivo maior, que é a aprendizagem dele. Neste ponto de vista, quando o professor impõe um determinado comportamento ao aluno, ele o sufoca. É preciso que o aluno saiba o porquê de determinadas ações, mas que também as reconheça como importantes.

A Doutora lembrou que existem as especificidades, ou seja, alguns alunos podem aprender com o silêncio da sala sentado numa carteira. Mas outros podem preferir sentar no chão, outros podem preferir estudar com barulho e é necessário sensibilidade do docente para reconhecer estas variações.
Palestrante Profª Doutora pela UFC Bernadete de Sousa Porto
Bernadete citou diversos estudiosos para reforçar suas idéias. Ela inclusive falou da teoria do olhar clínico do Pedagogo de síntese, lembrando a Pedagogia Progressivista (crítica) defendida por José Carlos Libânio e Dermeval Savianni (grifo meu este último).

Bernadete disse que a avaliação da aprendizagem deve configurar-se como um instrumento pedagógico de aprendizagem e não, um sistema de classificação ou de vingança como é comum acontecer. 

O Pedagogo Bebel reconheceu que a palestra foi excepcional, muito boa mesmo. Não foi cansativa como é comum acontecer. 

Ex-aluno de Bernadete faz uma homenagem a mesma
No final, estava presente um jornalista do Correio da Ibiapaba que disse ter sido aluno da doutora e fez uma homenagem a mesma naquele momento.

Nenhum comentário: