Informações educativas

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Aulas de Física do Professor Bebel: socialização dos trabalhos na Escola Flávio Rodrigues

Turma do 2º Ano A - Manhã

Conforme já noticiado por este blog, as turmas em que o Professor Bebel dá aulas de Física apresentaram os trabalhos deste mês. Desta vez, o Professor Bebel em vez de passar o trabalho como culminância das aulas, ele mudou de tática: resolveu passar antes de explicar o conteúdo a fundo, para que os alunos adotassem uma postura investigativa. Assim ele explanou o conteúdo só um pouco e colocou os alunos para pesquisar na internet, nos livros, para poderem apresentar os trabalhos. 


Aqui o tema foi 'Máquinas a Vapor'. A equipe reproduziu a primeira máquina a vapor proposta por Heron de Alexandria

Nesta metodologia, os alunos são orientados a construírem um slide padrão e mandar para o Professor via Face ou e-mail analisar e dizer se está correto ou se precisa de modificações. Os alunos também são orientados a explanarem o conteúdo lendo o mínimo possível e fazer experiências práticas.


2º Ano C Manhã, equipe da Kézia. Aqui o tema foi 2ª Lei da Termodinâmica

3º Ano A Manhã: o tema da equipe foi Bobinas

A equipe do Lucas Rafael (óculos) construiu um eletroímã a partir de um fio esmaltado num prego e a fonte de alimentação sendo uma mini-bateria de 9 volts
 Notemos que o eletroímã que está na mão do Kairo, está atraindo um clíper (material ferromagnético) graças ao campo magnético criado pela corrente elétrica ao circular o condutor em espiral no prego. 


2º Ano C - Manhã - Equipe de Ana Karine. O tema desta equipe foi "Motor 4 tempos". A equipe a fim de ilustrar os componentes do motor trouxe para a sala os constituintes de um motor de moto

Aqui a aluna está mostrando o orifício por onde o pistão se movimenta, que no caso é o cilindro da moto. 
Aqui a gente vê a aluna mostrando os dois orifícios onde ficam as duas válvulas da moto: a de admissão e a de escape

Aqui vemos a aluna explicando os tempos do motor

A aluna fez a comparação dos tempos com a 1ª Lei da Termodinâmica e o trabalho realizado pelo motor. Todas as exigências do trabalho esta equipe cumpriu: domínio do assunto, slide bem feito, experiência prática - trouxeram até o pistão do motor e por isso, o Prof. Bebel deu-lhes nota 10,0.

3º Ano C. Aqui o tema foi Gerador eletromagnético e n caso, a equipe trouxe um pequeno gerador, onde elas giram o motor e a lâmpada led acende comprovando que o movimento de ímãs próximo a uma bobina induz o deslocamento de elétrons, que chamamos de corrente elétrica.


Nenhum comentário: