Informações educativas

domingo, 25 de setembro de 2016

Pesquisas eleitorais falsas tentam induzir eleitores em pequenos municípios

A cada dia que se passa é comum observarmos a divulgação de pesquisas eleitorais com um viés eleitoreiro, a procura de induzir o eleitor a votar em "quem está na frente". No entanto, fica muito fácil perceber como elas (não todas) são fajutas pela metodologia de pesquisa que utilizam.

Eleitor, jamais uma pesquisa verdadeira pergunta o nome e dados de quem está respondendo, até porque isso não é necessário. Pergunta apenas o nível de escolaridade, a idade, sexo e renda em alguns casos. Estão fazendo pesquisa eleitoral perguntando nome e número de celular da pessoa, isso é absurdo.

É absurdo porque o interesse é mostrar para determinado lado político quem fulano vota e o número para ele ser contactado depois. Abra o olho. Além do mais, num quadro que estamos a diferença entre um candidato e outro será muito pequena, daí eles colocam diferenças grandes que numa análise razoável percebe-se a farsa montada. 

Mesmo a legislação já tenha endurecido mais as pesquisas, o blog ficou olhando um certo entrevistador, que o pessoal de determinado lado escolhia as casas para o mesmo pesquisar. Ora, pesquisa séria, necessita do cumprimento de uma metodologia rígida de estatística e amostra. 


Nenhum comentário: